Domingo, 18 de Agosto de 2019
Imprensa

Carlos Malta envolve João Pessoa na música instrumental

Todo o encanto da música instrumental envolverá João Pessoa no próximo dia 30. O Quarteto Carlos Malta estará na capital paraibana para duas atividades: um workshop gratuito e um show com ingressos a R$ 10 em que será mostrada toda a riqueza dos ritmos brasileiros. As atividades fazem parte da turnê Norte-Nordeste do álbum Tudo Azul.

No workshop, será mostrado um histórico do desenvolvimento da música popular no século 20 e explicado como surgiram os principais estilos que formam a base da música brasileira, sempre com enfoque na música instrumental, mostrando o trabalho de seus principais expoentes.  Será proposto também um trabalho interativo com o grupo, através de motivos rítmicos e melódicos simples e a utilização de instrumentos de percussão, sopros e cordas.

O show

Acompanhado por Daniel Grajew, Guy Sasso e Richard Montano, Carlos Malta apresenta no show múltiplos timbres nos saxofones barítono, tenor, alto e soprano. Com base no repertório do álbum Tudo Azul, lançado em 2010, a apresentação traz composições em que a liberdade de expressão e a exploração dos timbres são os fios condutores para o desenvolvimento dos temas. A brasilidade está sempre presente: nas melodias, nos ritmos e na forma de interpretação.

O projeto

Realizada pela produtora carioca Diversão e Arte e patrocinada pela Petrobras, a turnê Norte-Nordeste do álbum Tudo Azul , tem como objetivo levar para todos, estudantes de música ou não, o conhecimento dos ritmos e estilos que formam a base cultural em que está calcada a nossa música popular. Um movimento a favor da preservação cultural e do estímulo aos jovens para a descoberta de uma forma de música mais aprimorada, com a possibilidade de se criar improvisos e variações sobre os temas. Além de João pessoa, Natal, Fortaleza, Teresina, Belém e Manaus também integram o projeto.


Músicos

Carlos Malta

Compositor, orquestrador, band-leader e educador musical, é possuidor de um estilo original e criativo, já lançou nove CDs.  Conhecido no meio musical como “escultor do vento”, depois de 12 anos participando do grupo de Hermeto Pascoal, partiu para carreira solo em 1993. Liderando diferentes grupos, apresentou-se na França, Suíça, Inglaterra, Estados Unidos, Alemanha, Holanda, Dinamarca, África do Sul, Marrocos, Japão, Venezuela, República Dominicana e Cuba, onde tocou com Michel Legrand e Chucho Valdéz.

Como instrumentista e arranjador, seu nome pode ser encontrado em diversas produções dos mais respeitados nomes da música brasileira, tais como, Hermeto Pascoal, Edu Lobo, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Johnny Alf, Ivan Lins, Gal Costa, Zizi Possi, Sérgio Mendes, Roberto Carlos, Leila Pinheiro, Guinga, Lenine e muitos outros.

Como educador, já deu aulas na Berklee School (EUA), Conservatório da França, Universidade da Flórida e na Royal Academy of Music da Dinamarca, onde ministrou um curso de 2 meses, encerrado com um concerto de gala à frente da big band da academia.

Daniel Grajew

Estudou piano popular e erudito com Paulo Braga, Silvia Góes, Roberto Sion, Nilze Kruze e José Eduardo Martins (USP). Trabalhou como pianista e arranjador em cruzeiros marítimos e em hotéis como Maksoud Plaza, Caesar Park, Transamérica, Novotel. Acompanhou diversos artistas como Célia, Vânia Bastos,  Carlos Malta, JJ Jackson, Patricia Marx, Ana Cañas, Edwin Pitre, entre outros.

Participa de concursos de música erudita e recitais de piano solo. Compôs trilhas para o projeto da Cinemateca Brasileira, “Resgate do Cinema Silencioso” e para comerciais como Fiat, Chandelle, Tok Stok.

Guy Sasso

Realiza trabalhos em estúdio como produtor e instrumentista, em gravações de discos, trilhas e jingles.

Participou de shows e gravações ao lado de artistas como Alaíde Costa, Laércio de Freitas, Rosa Marya Colin, Eliana Pittman, Cida Moreira, Miele, Izzy Gordon, J.J. Jackson, Carlos Malta, Bocato, Teco Cardoso, Mozar Terra entre outros. Trabalha com projetos na área de educação e cultura, ministrando cursos, palestras e workshops.

Richard Montano

Iniciou seus estudos em Santa Catarina, tocando em grupos de baile e acompanhando artistas locais. Estudou bateria com Nenê, Kiko Freitas e piano com Silvia Góis. Participou de oficinas com Zé Eduardo Nazário e Airto Moreira.

Desde 1999 em São Paulo, desenvolve intensa atividade didática e participa de shows e gravações no Brasil e exterior ao lado de nomes como Nuno Mindelis, Rosa Marya Colin, Carlos Navas, Patrícia Marx, Adriana Peixoto e os americanos J.J. Jackson, Deacon Jones e Matthew Robinson.

Cadastre seu e-mail

Jornalista, cadastre seu e-mail e receba os releases sobre nossos clientes.






Oficina Agência do Nordeste - Rua Pastor Jerônimo Gueiros, 1400 - Tirol, Natal/RN - CEP: 59.020-660. Telefones de contato: (84) 3201-0501 / (84) 3211-5304
Aberje
Abracom
ponto criativo