Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Cases

Relacionamento com a Mídia

Nos últimos quatro anos, o trabalho de assessoria de imprensa na Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Rio Grande do Norte, Fetarn, foi intensificado. Uma das ações é a busca por pautas em todas as secretarias, reuniões com os diretores e contatos constantes com os assessores diretos, via e-mail ou por telefone.  A diversidade de abordagens sobre o campo é intensa e todos os projetos desenvolvidos apresentam resultados concretos. Temáticas globais e nacionais inseridas e refletidas no ambiente local. Diante da alta demanda, é necessário filtrar os principais assuntos e estabelecer prioridades para que os espaços na mídia possam ser obtidos com maior êxito. Além do material prioritário estabelecido por semana ou quinzenalmente, também são negociados notas exclusivas sobre os demais assuntos com colunistas da área e blogs do interior do Estado.

O envio de notas, releases e sugestões de pautas é feito não apenas aos veículos de comunicação da capital, a mídia do interior também é priorizada com assuntos exclusivos. Os trabalhadores rurais têm o hábito de escutar as rádios locais. Montamos uma lista de contatos das principais rádios do Estado, onde todas as notícias são compartilhadas. O material é enviado no formato adequado ao veículo. Uma forma de facilitar o trabalho do radialista e ter uma maior porcentagem de chance da informação ser veiculada.

Para uma relação eficiente com a mídia, é preciso estabelecer um padrão de comunicação e isso requer a instituição de porta-vozes que representem bem a Fetarn junto aos jornalistas. É o que se costuma chamar de fonte. O porta-voz principal é o presidente da Federação. Em ocasiões de crise, quando a posição e a reputação têm de ser preservadas, é determinado um porta-voz especialmente capacitado para prestar esclarecimentos aos públicos-alvos. Toda e qualquer divulgação sobre a Federação passa pelo crivo da assessoria de imprensa para que a imagem da entidade transpareça unificada.

A disponibilidade também é decisiva. Aspecto trabalhado com os dirigentes e que envolve a rotina produtiva do noticiário na escolha das fontes. Graças às solicitações atendidas, a Fetarn ganhou mais prestígio e a credibilidade junto à imprensa.  No entanto, é feito um equilíbrio quanto as fontes e a seleção das temáticas abordadas, pois aparecer sempre na mídia, em vez de favorável, pode prejudicar na construção da reputação. É preciso saber o momento certo, com informações contundes e relevantes ao público. Após a aplicação das estratégias de comunicação, os resultados são concretos. Inserções nos mais diferentes veículos do Estado, inclusive com mídia espontânea, além da conquista de espaços em jornais de repercussão nacional, como o Globo Rural.

Prêmios

Desde 2001 a Oficina da Notícia destaca-se como ganhadora do prêmio ABERJE.

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